Mário Santos

“O meu contacto com o termo BIM começou em 2011 e foi uma consequência da minha experiência, de 20 anos de actividade académica e profissional, nos domínios de sistemas de engenharia em energia e telecomunicações, de sistemas de engenharia de software, de sistemas de informação e conhecimento inteligente e de sistemas de gestão empresariais e industriais. A minha perspectiva abrangente e crítica sobre estes domínios permite-me identificar que a área da construção de edificações está, mais uma vez na história da humanidade, a servir como campo prático de aplicação e alavanca de inovação, observando-se a convergência útil de inúmeras tecnologias e áreas de conhecimento: informação, processos, serviços, redes, transportes, comunicação, energia, materiais e produtos.

Os benefícios e práticas sistematizados na tecnologia e conceitos BIM, fazem do BIM uma ferramenta de trabalho que potência a qualidade e eficiência.

A modelação paramétrica da informação necessária para apoiar o desenho, o desenvolvimento, a monitorização, a exploração e os serviços é uma mais-valia para qualquer actividade complexa.
Com o objectivo de consolidação de conhecimentos e experiências em BIM, tive oportunidade de frequentar o Curso BIM na Ordem dos Engenheiros apenas na 2ª edição: um curso muito bem organizado e estruturado, uma equipa de formadores muito competentes que ocasionaram e originaram uma rede de boas relações profissionais e pessoais.

As minhas motivações directas com o Curso BIM foram completamente atingidas: i) aumentar o conhecimento em BIM no âmbito do doutoramento para criar e definir modelos paramétricos de mobilidade urbana sustentável; ii) aumentar o conhecimento em BIM e as respectivas aplicações em engenharia electrotécnica para projectar, executar e explorar infra-estruturas de redes de energia eléctrica e infra-estruturas de redes de telecomunicações.”

Mário Santos
Engº Electrotécnico e de Computadores
(MSc: Informática Industrial – FEUP; PhD Std: Engenharia e Gestão Industrial DEGEI-UA)
Professor Ajdunto – ESCT/ISPGaya
(Escola Superior de Ciência e Tecnologia do Instituto Superior Politécnico Gaya)
Engenheiro Coordenador e Projectista
Engeproms Lda; Pencil Engenharia Lda
ORCID identifier: http://orcid.org/0000-0002-8791-2760

Fale connosco

Subscrever Newsletter

Inscrições e secretariado

TecMinho / UMinho (Lara Leite)
Campus de Azurém
4800-058 Guimarães
Tel. 253 510 748
info@cursobim.com

Edição Lisboa
Av. António Augusto de Aguiar, 3D, Lisboa

Edição Porto
Rua Rodrigues Sampaio, 123, Porto

Edição Braga
Rua de S. Paulo, 13, Braga

Edição Coimbra
Rua Antero de Quental, 107, Coimbra