Organização:

UMinhoTecMinho

Com o apoio de:

OrdemEngenheirosOrdemEngenheiros

Media Partner:

Media Partner CursoBIM Objetos Construção Magazine

Duração

20h | Híbrido

Datas

Pós-Laboral | Abril e Maio 2024

Áreas

Arquitetura, Engenharia & Construção

Curso

Motivação e Âmbito

Building Information Modelling (BIM) é um conceito inovador com aplicabilidade na indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção que assenta numa metodologia de partilha de informação entre todos os intervenientes, durante as diversas fases do ciclo de vida de um edifício. O BIM materializa-se usualmente num modelo digital tridimensional, acessível através de software, que contém dados sobre as suas características geométricas, propriedades e atributos. Daí advêm várias vantagens para as fases de conceção, projeto, construção e operação, em que são criados novos desafios nas formas de relação entre intervenientes e nas trocas de informação.

Para a rápida adoção desta metodologia na prática profissional torna-se premente a necessidade de profissionais com competências adequadas à sua aplicação. Perante esta necessidade será iniciado um curso de formação introdutório, destinado a formar todos os profissionais ligados a industria AECO, aberto a profissionais mas também a estudantes de engenharia e arquitetura. Esta é será a primeira edição do curso Fundamentos BIM.

Metodologia de Ensino e Avaliação

O curso será lecionado em parte sincrona (blocos 1 e 5), com sessões online, e parte assincrona (blocos 2, 3 e 4) em que os formandos terão acesso ao material através da plataforma de e-learning do curso.

Os formandos serão avaliados através de um teste escrito no final do curso.

Carga Horária

16 horas de formação teórica
4 horas de formação prática demonstrativa

O Curso Fundamentos BIM

O curso Fundamentos BIM pretende transmitir os conhecimentos relativos aos dois primeiros pilares do conhecimento BIM da buildingSMART internacional relativos ao programa de certificação “Foundation” (Recordar e Compreender). Com esta formação, os formandos serão capazes de identificar e compreender todos os conceitos e normas relativas ao openBIM e ao trabalho colaborativo.

O curso desenvolve-se durante os mêses de abril e maio de 2024, contemplando 5 blocos de 4h de formação cada:

  1. Apresentação, introdução ao BIM e Modelação paramétrica e projeto digital
  2. Interoperabilidade
  3. Aplicação prática de conceitos (Objetos BIM, PDTs, IFC, BCF, IDS e georeferenciação)
  4. Normalização
  5. Análise de pontos chave BEP/EIR e gestão CDE e trabalho colaborativo

O Curso Fundamentos BIM é igual ao CursoBIM?

O CursoBIM existe já desde 2014, tendo chegado até à 22ª edição em 2024, com mais de 900 formandos. O Curso Fundamentos BIM corresponde a uma parte inicial de conceitos transmitidos no CursoBIM, centrando-se essencialmente em componentes de índole teórica e transversal. Na tabela abaixo pode compreender-se a diferença entre ambos os cursos. Os graduados do Curso Fundamentos BIM poderão optar por inscrição posterior no CursoBIM com um desconto de 200€.

Programa

Sessão 1

6 Abril 2024 – 09h-13h (WEST – hora Lisboa) Online

Apresentação e introdução ao BIM
Modelação paramétrica e projeto digital

Sessão 2

7-13 Abril 2024 – Assincrono

Interoperabilidade

Sessão 3

14-20 Abril 2024 – Assincrono

Aplicação prática de conceitos – objetos, PDTs, georeferênciação, classificação, IFCs BCFs, IDS

Sessão 4

21-27 Abril 2024 – Assincrono

Normalização

Sessão 5

4 Maio 2024 – 9h-13h (WEST – hora Lisboa) – Online

Análise de pontos chave BEP/EIR
Gestão CDE e trabalho colaborativo

Teste escrito

11 Maio 2024 – 10h00-10h30 (WET – hora Lisboa) – Online

Equipa

Miguel Azenha

Co-coordenador e Formador

José Lino

Co-coordenador e Formador

José Granja

Co-coordenador e Formador

Andressa Oliveira

Formadora

Bruno Muniz

Formador

FAQ’s

Dadas as vantagens intrínsecas à utilização de metodologias BIM, cada vez mais donos de obra estão a exigir competências e objetivos BIM no contexto de concursos públicos/privados. É já conhecida e aprovada a proposta de lei 77/15 que prvê a obrigaturiedade da submissão em BIM dos projetos para licenciamento municipal, parcialmente a partir de 2027 e para todos os projetos a partir de 2030. É premente a formação alargada a todos os proficionais da cadeia de valor na industria AECO parcialmente em face a esta espectativa desta obrigatoriedade, preparando o mercado de uma forma progressiva.

O curso destina-se à obtenção de competências básicas de BIM transversais a todos os stakeholders da cadeia de valor na industria AECO. Com a necessidade da trasição digital para fluxos de trabalho em BIM implica uma mudança de paradigma na forma de trabalhar, promovendo o trabalho colaborativo entre todos os envolvidos num projeto. Essa colaboração entre os vários atores leva a uma necessidade de compreensão aprofundada dos requisitos de troca de informação e da forma de coordenação. Neste contexto, torna-se fundamental a exposição de todos os formandos, qualquer que seja a sua área de especialização, à informação relativa às várias especialidades e mesmo aos próprios processos de construção e gestão de operações com BIM.

A conclusão do curso com aproveitamento culminará na emissão de um certificado em formato digital (com assinatura qualificada por cartão de cidadão) que conta com a chancela da instituição de ensino a que pertencem os formadores do curso (Universidade do Minho) e da instituição de interface envolvida, a TecMinho, que é entidade certificada pela DGERT. Releva-se que o certificado conterá informação específica sobre a duração da formação e os conteúdos ministrados.
Por solicitação dos formandos, o respetivo certificado poderá ser emitido em língua inglesa.

A conclusão com sucesso do curo Fundamentos BIM perminte ainda o acesso ao exame de certificação profissional do nivel “Foundation” da buildingSMART internacional.

Todos os formandos que finalizem com sucesso o curso Fundamentos BIM estão qualificados para se inscreverem no exame de certificação do nível “Foundation” da buildingSMART Internacional (bSI) promovido pelo CursoBIM.

Para participação no exame de certificação profissional é necessário o pagamento da taxa de inscrição de 175 €.

Neste curso não é recomendada a aplicação de nenhum software em específico para materialização dos conceitos BIM.
Apesar do curso não incluir formação específica em nenhum software BIM, terá parcela dedicada a demonstração dos conceitos e formas de aplicação através de software específicos. Tendo em conta a penetração significativa no mercado, e a intenção manifestada pela maioria dos formandos em edições anteriores, será efetuada parte significativa das demonstrações em Autodesk REVIT. Não quer isto dizer que a formação se destine a ensinar este software, ou que se centre especificamente no mesmo. Serão utilizados outros software como por exemplo o Solibri Office, o BIMVision, ArchiCAD ou outros. As demonstrações ao nível de software serão disponibilizadas em vídeos na área reservada do curso, para apoiar a aplicação por parte dos formandos.

Não. Tal como o CursoBIM, este curso poderá ser frequentado com aproveitamento adequado por qualquer pessoa envolvida na cadeia de valor da construção, independentemente da sua formação anterior. Presume-se no entanto formação mínima ao nível do 12º ano de escolaridade (ou similar), e familiaridade com a indústria da Construção.

A título exemplificativo, o curso BIM já foi frequentado por Arquitetos, Engenheiros Civis, Engenheiros Mecânicos, Engenheiros Informáticos, Engenheiros Eletrotécnicos, Engenheiros do Ambiente, Engenheiros Militares, Gestores, Preparadores de obra, Desenhadores de Construção, Designers de interiores, entre outros.

A avaliação do curso é efetuada através de um teste escrito no final online através da plataforma de e-learning do curso realizado de forma sincrona, contemplando as temáticas analogas aquelas que são solicitadas na certificação “Foundation” da buildingSMART.

Apesar do corpo de formadores não o considerar recomendável, existe a possibilidade de frequência do curso sem realização do teste (é emitido apenas um certificado de frequência, sem indicação da obtenção de aproveitamento no curso).

Sim, os conhecimentos transmitidos são aplicáveis em qualquer contexto. De facto, há várias regras disponíveis a nível mundial que serão discutidas no decorrer do curso. O horário do curso está comunicado no fuso horário WEST (Lisboa), mas é compatível com o horário diurno dos fusos horários do Brasil.

O curso conta com uma parte prática que permite formação tutorial no âmbito da aplicação dos conhecimentos transmitidos num caso prático.
No trabalho prático é proposto o desafio de criação de uma classe de objetos de um produto a selecionar pelo formando. Os formadores consideram que a realização do trabalho prático constitui um complemento muito importante para a consolidação e aprofundamento dos conceitos explanados durante a formação. Apesar do corpo de formadores não o considerar recomendável, existe a possibilidade de frequência do curso sem realização do trabalho prático (é emitido apenas um certificado de frequência, sem indicação da obtenção de aproveitamento no curso).

O curso Fundamentos BIM é fornecido pela TecMinho (Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento), entidade acreditada pela DGERT – Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, pelo que a respetiva faturação poderá ser dedutível quer a título individual como formação profissional quer a título coletivo como prestação e serviços de formação profissional para uma empresa.

A TecMinho é certificada pela DGERT – Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, que em Portugal é o organismo público que tem por missão apoiar a conceção das políticas relativas ao emprego, formação profissional, certificação de entidades formadoras, regulação do acesso a profissões e às relações laborais e condições de trabalho, incluindo a segurança e saúde no trabalho, cabendo-lhe ainda a promoção do diálogo social, a prevenção de conflitos coletivos de trabalho e o fomento da contratação coletiva.
Para consultar toda a informação sobre o Sistema de Certificação de Entidades Formadoras bem como aceder à sua plataforma electrónica clique neste link.

Inscrição

Membros

275€

Preço único para Membros da Ordem dos Engenheiros.

Normal

350€

Preço único para os restantes casos.

O processo de inscrição no curso requer o pagamento de uma caução de 100€.
Número mínimo de formandos em cada edição: 25

O custo indicado não inclui o exame de certificação profissional da buildingSMART Internacional. Este exame é facultativo e poderá ser feito após término do CursoBIM Fundamentos. Esta certificação será feita através da buildingSMART Portugal e o seu custo, incluindo sessão especial de preparação e exame será de 175€/pessoa.

Inscrições

Secretariado

TecMinho / UMinho
Campus de Azurém
4800-058 Guimarães
Tel. Secretariado (+351) 91 339 36 02 (manhã)
Tel. Coordenação (+351) 93 840 45 54
helpdesk@cursobim.com

Newsletter

Subscrever a nossa newsletter para ficar a par de novas edições

Não foi possível guardar a sua subscrição. Por favor, tente novamente.
A sua subscrição foi bem sucedida.

Utilizamos a Brevo como plataforma de marketing. Ao clicar em baixo para enviar este formulário, o utilizador reconhece que as informações fornecidas serão transferidas para a Brevo para serem processadas de acordo com os seus termos de utiliação